AMBIENTE LIVRE

Somos um coletivo independente formado por pessoas engajadas com as causas ambientais. Através de conhecimento e força de vontade criamos e aplicamos diversas atividades com objetivo e finalidade de tornar a sociedade mais atenta aos problemas ambientais, causados entre outras coisas pelo modo de vida e consumo nas últimas décadas. Acreditamos que a Educação Ambiental é o principal caminho para construir soluções práticas que atenuam muitos dos problemas socioambientais que envolvem o cotidiano nas cidades. 

Nossa primeira oficina foi o Plantio de Araucárias, aplicada no evento Festival Terra Azul #4, em 2015, na cidade de Rio Negrinho, SC. Nessa oficina, reunimos adultos e crianças para realizar o plantio de mais de 30 mudas de árvores da espécie Araucária Angustifolia. Desde então, foram desenvolvidas diversas atividades ligadas às práticas de recuperação e preservação da Floresta Ombrófila Mista e sua principal espécie, as Araucárias que encontram-se ameaçadas de extinção pela ação humana. 

No ano de 2015, em parceria com o Projeto TETO e Plant. Cozinha Vegana, realizamos  uma oficina na comunidade Jardim Independência e que está localizada no município de São José dos Pinhais, Pr. Intitulada “Oficina Hortas em Pequenos Espaços e Compostagem Residencial”, a ação é considerada um marco em nosso trabalho ao favorecer uma imersão que permitiu identificar o problema da má nutrição como fator nas causas e agravamento de doenças em comunidades carentes. Como resultado desta experiência estabelecemos a segurança alimentar como um de nossos pilares para desenvolver ações por meio do projeto e oficina “Ciclo Sustentável do Alimento”. Desde então, buscamos desenvolver mecanismos e estratégias para implementar atividades ligadas ao desenvolvimento de ações educacionais para construir propostas de atuação responsável e consciente no nível alimentar em equilíbrio com o meio ambiente.

Nossa primeira oficina foi o Plantio de Araucárias, aplicada no evento Festival Terra Azul #4, em 2015, na cidade de Rio Negrinho, SC. Nessa oficina, reunimos adultos e crianças para realizar o plantio de mais de 30 mudas de árvores da espécie Araucária Angustifolia. Desde então, foram desenvolvidas diversas atividades ligadas às práticas de recuperação e preservação da Floresta Ombrófila Mista e sua principal espécie, as Araucárias que encontram-se ameaçadas de extinção pela ação humana. 

No ano de 2015, em parceria com o Projeto TETO e Plant. Cozinha Vegana, realizamos  uma oficina na comunidade Jardim Independência e que está localizada no município de São José dos Pinhais, Pr. Intitulada “Oficina Hortas em Pequenos Espaços e Compostagem Residencial”, a ação é considerada um marco em nosso trabalho ao favorecer uma imersão que permitiu identificar o problema da má nutrição como fator nas causas e agravamento de doenças em comunidades carentes.

Como resultado desta experiência estabelecemos a segurança alimentar como um de nossos pilares para desenvolver ações por meio do projeto e oficina “Ciclo Sustentável do Alimento”. Desde então, buscamos desenvolver mecanismos e estratégias para implementar atividades ligadas ao desenvolvimento de ações educacionais para construir propostas de atuação responsável e consciente no nível alimentar em equilíbrio com o meio ambiente.

Quem Somos

André de Siqueira Gil

Bacharel em geografia pela Universidade Tuiuti do Paraná e licenciado em geografia pela Faculdades Integradas Espíritas. Especialista em Gestão Escolar e Educação Ambiental. 

Professor do Ensino Fundamental e Médio, com experiência em desenvolvimento de projetos educacionais ligados à área ambiental e tecnológica. 

Sócio proprietário da Edukout - Educação Ambiental e cofundador e integrante do Coletivo Ambiente Livre.

Carolina Neiverth Rosas

Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná, professora de Direito Ambiental, com experiência em Uso Público de Unidades de Conservação através de voluntáriados em Parques Nacionais junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). 

Educadora, integrante do Coletivo Ambiente Livre e idealizadora do projeto “Compostroca”, projeto de compostagem comunitária aplicado na Fazenda Urbana de Curitiba.

Sócia proprietária da empresa Welt Ambiental, atuante com maior experiência na elaboração e implantação de Planos de Gerenciamento de Resíduos.

Maurício Gikoski

Gestor e Educador Ambiental, Técnico em Segurança do Trabalho. Cofundador do Coletivo Ambiente Livre.

Atualmente é responsável técnico pelo projeto de compostagem comunitária " Compostroca" realizado na Fazenda Urbana de Curitiba.

Produtor do Festival Terra Azul, facilitador do Jardim de ideias, espaço multicultural destinado para oficinas e atividades educativas realizadas durante o evento.

Membro do Coletivo Agroecologia em Movimento, que realiza ações para a regeneração do Planeta, em especial com Agricultura Urbana, habitação natural e educação transformadora.

Manoela Moreira Miró

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Paraná, com dedicação à promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural e urbano. 

Atua na área de extensão rural, com produção de base agroecológica de olerícolas e possui experiência com certificação de produtos orgânicos. 

Colaboradora no projeto de compostagem comunitária "Compostroca", desenvolvido na Fazenda Urbana de Curitiba.

João Augusto Herrera

Gestor Ambiental pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atuante em projetos socioambientais voltados para pessoas em vulnerabilidade, ativista pelo Coletivo Ambiente Livre e sócio fundador da Edukout Educação Ambiental.

Produtor do Festival Terra Azul, responsável técnico pela gestão ambiental do evento.

Wainer L. Louza Borges

Gestor e Educador Ambiental, professor da área ambiental e de geografia, co-idealizador do festival fusion

Entusiasta e produtor cultural, ciclista, especialista em gestão da educação ambiental e fundador do movimento cultural Darcy Ribeiro PR, e Mov. Cicultura.

Interessado também em planejamento urbano, habitação e cidadania.

Guilherme Corrêa Móres

Engenheiro Ambiental e sanitarista formado pela Universidade Pontifícia Católica do Paraná, experiência em monitoramentos atmosféricos, segurança do trabalho e engenharia ocupacional.

Cursos, trabalhos e vivências em desenvolvimento sustentável na área urbana. Atualmente responsável técnico pelo projeto de compostagem comunitário " Compostroca" realizado na Fazenda Urbana de Curitiba.

Produto adicionado a sua lista!